Escritório

Escritório Regional

Os Escritórios Regionais e Postos de Serviços são unidades conveniadas da JUCESP, destinadas a oferecerem opções de locais de atendimentos aos usuários. Também são chamadas de “Unidades Descentralizadas”.
O propósito atende ao interesse público. Através dos convênios surgiram os Escritórios Regionais e Postos de Serviços, mantidos por entidades sem fins lucrativos, responsáveis pelos custos de instalação, estruturação, recursos humanos e treinamentos de funcionários.
As “Unidades Descentralizadas” poderão cobrar valores aprovados por Deliberação do Plenário da JUCESP, destinados ao custeio operacional.
Os Escritórios Regionais têm por meta reduzir os custos e proporcionar maiores facilidades aos empresários do interior do Estado de São Paulo, que não mais necessitam se locomoverem até a sede da JUCESP na Capital.

O Escritório Regional de Sorocaba foi inaugurado em 13 de agosto de 1997, nele o empresário poderá encontrar à sua disposição os seguintes serviços:
a) receber, protocolar e devolver documentos;
b) expedir certidões simplificadas dos documentos arquivados (“certidões de empresas registradas em todo o Estado de São Paulo”);
c) proferir decisões singulares e proceder ao registro dos documentos deferidos (“registro de atos de constituição (abertura), alteração e baixa (encerramento) de empresas”);
d) informar sobre a existência de nomes empresariais idênticos ou semelhantes (“busca prévia de nome empresarial”);
e) emitir ficha cadastral das empresas registradas na JUCESP (“informações cadastrais das empresas registradas em todo o Estado de São Paulo, contendo dados como endereço da sede; o número do CNPJ; o valor do capital social; os nomes e as respectivas qualificações dos sócios; dentre outros dados”);
f) encaminhar à Jucesp os documentos para análise colegiada e os requerimentos de fotocópia, certidão específica e pedido de Ficha de Breve Relato.
O empresário da cidade de Sorocaba que pretende abrir sua própria empresa, optando por utilizar os serviços oferecidos pelo Escritório Regional de Sorocaba, poderá promover o encaminhamento de seu pedido de abertura em sua própria cidade. Trata-se de uma vantagem econômica, fruto do convênio existente entre o Governo do Estado de São Paulo, a JUCESP e a iniciativa privada.
A livre escolha pelo protocolo dos documentos na sede de qualquer Escritório Regional proporciona vantagens e benefícios, tais como, facilidades aos empresários do interior do Estado de São Paulo, que não mais necessitam se locomoverem à Capital; a possibilidade de registro de atos de constituição (abertura), alteração e baixa (encerramento) de empresas, no prazo máximo de 02 dias úteis, de sociedades limitadas e empresários individuais; e uma proximidade maior no atendimento ao empresário, no que diz respeito às informações sobre a execução dos serviços de registro público.

ADMINISTRAÇÃO.